Coordenador : Marcia Oliveira Moraes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391312.2206.48829.13032023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pessoas com deficiência visual, em fase de reabilitação. O publico alvo é aquele que chegar por demanda espontânea, no SPA da UFF, para o caso das atividades serem presenciais. Na caracterização do público interno da UFF consta um número de 100 pessoas: são alunos que participam das aulas sobre Psicologia e Estudos da Deficiência.
Local de atuação: a Sala 510 bloco N / UFF / Campus do Gragoatá.
Objetivo
Objetivo geral: Através de atividades de experimentação corporal, criar dispositivos que promovam a percepção do espaço, de si e do outro entre pessoas cegas e com baixa visão. Objetivos específicos: - Delimitar parâmetros que permitam compreender a construção da percepção entre deficientes visuais, a partir da articulação da percepção ao corpo proposta através das atividades da oficina de experimentação corporal; - Propor atividades lúdicas de experimentação corporal voltadas para a sensibilização do corpo, tais como atividades de exploração dos sentidos (trabalhos com músicas, com o manuseio de diferentes objetos e de diferentes superfícies, exploração do espaço), - Propor atividades lúdicas de experimentação corporal voltadas para o conhecimento do próprio corpo e do corpo do outro; - Propor debates, rodas de conversa, jogos e outras atividades que possam se realizar remotamente e que criem um espaço de cuidado e de partilha de experiências.
Resumo
As Oficinas de Experimentação Corporal com pessoas com Deficiência Visual visam promover atividades lúdicas que envolvam a conscientização corporal e a sensibilidade. Elas ocorrem no Serviço de Psicologia Aplicada da UFF (SPA/UFF). Participam das Oficinas até 20 pessoas com deficiência visual adquirida, com idades entre 20 e 60 anos, em processo de reabilitação nas instituições especializadas do SUS. As participantes da Oficinas, em sua grande maioria, são mulheres com deficiência visual, vinculadas ao MBMC. A deficiência visual adquirida, em especial a cegueira, produz uma grande reorganização na vida das pessoas, exigindo novos aprendizados, pautados em outros sentidos, que não a visão. O conhecimento do próprio corpo é base para estas novas aprendizagens. Aprender a locomover-se com o auxilio da bengala, ler e escrever em Braille, são atividades que exigem uma sensibilização e conscientização do próprio corpo. Nesse sentido, as Oficinas de Experimentação Corporal funcionam como um espaço para promover a consciência corporal, viabilizando, deste modo, a invenção de novos modos de existir, sem a visão. As oficinas são gratuitas, ocorrem uma vez por semana, às quintas-feiras, das 14 às 16h. informações pelo email: uff.percebersemver@gmail.com